Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Uma maçã por dia: não sabe o bem que lhe fazia!

A maçã é uma fruta extremamente rica do ponto de vista nutricional, vejamos algumas das razões:


Asma :  Alguns estudos indicam que bebés de mulheres que ingeriram uma quantidade significativa de maçãs durante a gravidez, tiveram taxas mais baixas desta patologia. Outros indicam que crianças com asma, mostraram ter menor complicações, quando o consumo das mesmas foi elevado.


Redução do "mau" colesterol : Estudos indicam que adultos que ingeriram 2 maçãs por dia reduziram em 16% os seus níves de mau colesterol. A pectina existente nas maçãs parece ser a responsável pela redução do níveis de LDL sanguíneo. 


Protecção Óssea : O flavonoide  phloridzin existente nas maçãs é indicativo, em alguns estudos, de ajudar a proteger as mulheres na pós-menopausa de desenvolverem osteoporose, podendo até aumentar a densidade óssea.


Alzheimer : Estudos indicam que o flavonoide quercetin existente nas maçãs pode auxiliar na protecção de células a nível cerebral.


Cancro : A maçã relaciona-se em alguns estudos com a redução da incidência de cancro de pulmão, provavelmente devido aos seus elevados níveis de quercetin e naringin, dois flavonoides. Na redução da incidência de cancro da mama, quando há um elevado consumo de maçãs e da incidência de cancro do cólon, no qual a pectina parece ser a principal responsável.


Diabetes : As maçãs parecem ajudar no controlo da gestão da diabetes, devido à existência do ácido galacturônico, tornando assim a insulina mais eficiente. 


Perda de peso : Devido ao seu conteúdo nutricional (expresso em 100 g de porção edível) :


*Tabela de composição nutricional (100g de porção edível mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


É de salientar que a casca da maçã é extremamente rica em nutrientes protectores, desta forma, é importante lava-la antes de comer.


Faça um compromisso consigo mesmo e coma pelo menos uma maçã por dia...

Sem comentários:

Enviar um comentário