Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Aprenda a controlar os seus desejos...


Os "desejos" ou as "cravings" como são denominados, caracterizam-se muitas vezes pelo desejo inesperado de uma "coisa" doce ou salgada, frequentemente ao final do dia e depois de uma refeição.
Segundo um estudo dirigido pela Universidade de Ontario ocorre mais frequentemente nas mulheres, nesse estudo a percentagem foi de 97% para as mulheres e de 68% para os homens que sofrem desta situação. O estudo não tinha como objectivo determinar o porquê destas situações, mas sim a frequência com que ocorriam. Sabe-se que a causa está relacionada com fortes componentes fisiológicos e a responsável pelo estudo, Susan Head, salienta que as compulsões podem estar associadas a comportamentos de restrição excessiva (característica comum da maioria das dietas da moda, que a maioria dos nutricionistas classifica como "loucas"). 
Outra das razões que poderá estar relacionada com estes desejos, são questões emocionais, tais  como stress, ansiedade, raiva, culpa e baixa auto-estima - nestas situações as pessoas tem compulsões devido a sentimentos negativos, procurando assim, determinados alimentos na busca do prazer, para amenizar  este negativismo. Mas também são frequentes as compulsões associadas a sentimentos positivos, os exemplos claros desta situação, são os períodos de festa e de descontracção - quando se come exageradamente só por comer. 
É possível controlar estas compulsões e o facto de haver a consciência de que elas ocorrem, é meio caminho andado para as ultrapassar. Ficam algumas dicas:

1.Quando sentir esta necessidade, procure algo com que se distrair, p.ex.: ler um livro, ouvir música, arrumar alguma gaveta/armário que esteja esquecida/o, telefonar a um/a amigo/a, dar um passeio, ouvir música. Distraia-se! 

2.Se a dica anterior não resultar, procure ingerir alimentos com baixo teor de gordura e de calorias. Se por acaso o seu desejo é de algo doce como chocolate (é das compulsões mais frequentes) opte por comer um iogurte magro de chocolate, leite magro com uma colher de chocolate em pó magro ou de cacau em pó, gelado com baixo teor de gordura em vez de bolachas ou bolos de chocolate. Se é uma compulsão que sente frequentemente não tenha as tentações em casa, pois vão fazer com que lhe apeteça mais vezes - ao obrigar-se a sair de casa, pode ser que o esforço não valha a pena.

3. Se não se consegue contentar com as alternativas anteriores, coma algo que a/o satisfaça mas numa pequena porção. Não faça disto um hábito! 

4.Tente perceber o porquê da compulsão.
Perceba se tem sido muito restritiva/o, se a resposta é positiva, planeie as suas refeições de forma diferente, onde inclua uma maior variedade de alimentos dos quais gosta (atenção às escolhas!!)
Há alguma situação na sua vida que a/o deixe irritada/o, ansiosa/o ou em stress? Se sim, aqui pode estar a resposta ao seu problema.. enfrente-o. 

Cada caso é um caso, nada melhor do que o acompanhamento individualizado por parte de um profissional da área. 

Sem comentários:

Enviar um comentário