Páginas

domingo, 11 de abril de 2010

Motivação


Existem muitas condicionantes que levam ao sucesso da perda de peso e sua manutenção. A meu ver, uma das palavra-chave é a Motivação. Através dela torna-se possível atingir mais rapidamente e com sucesso os nossos objectivos. É muito difícil manter uma alimentação equilibrada para a perda de peso se não houver motivação.
O segredo não está em estratégias restritivas ou demasiado exigentes, está sim, numa reeducação alimentar onde se aprende a determinar porções e a compensar possíveis excessos.
É criar algo que seja exequível no dia-a-dia.
É não optar por programas demasiado exigentes e irrealistas.
É não cair na dieta “da sopa”,” do ananás” e de tantas outras.
É aprender a comer e a gerir o seu apetite.
E quando menos se espera, apercebe-se que é possível atingir os seus objectivos (a perda de peso e sua manutenção), o que tornará a sua Motivação ainda mais forte.
O meu papel é tornar essa motivação possível, criando metas que vão de encontro aos seus objectivos, de forma a que seja a última vez em que investe numa perda de peso.

2 comentários:

  1. E quando ela não existe? E quando todas as "agruras" da vida nos fazem pensar que não vale a pena privarmos-nos de tudo o que gostamos para todo o sempre? E quando, mesmo pensando isso, continuamos a não ser felizes com o nosso corpo?

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, obrigado pelo seu comentário.

    Quando a motivação está "adormecida" existem sempre mil e uma estratégias para tentar perceber a que se deve essa falta de motivação e qual a melhor estratégia para voltar a motiva-la. A questão está mesmo em não se privar, mas saber compensar possíveis excessos. Aprender a comer. Daí eu falar numa alimentação exequível no dia-a-dia.
    Quando não nos sentimos bem com o nosso corpo ou temos alguma questão de saúde, há uma necessidade de mudança. E é nessa necessidade de mudança que temos de ir buscar “força” para nos motivarmos.
    No meu entender, já lá vai o tempo de dietas repetitivas e monótonas. O futuro está em conhecer os alimentos e em quais são as nossas verdadeiras necessidades.
    Tendo conhecimento e autonomia para gerir a sua alimentação, tudo se torna mais fácil.

    ResponderEliminar