Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pequeno Conselhos - Grandes Feitos II

Este novo conselho recaí sobre o acto da compra, que tal como o planear é uma parte fundamental neste processo:


- Não vá às comprar com fome, para que as bolachas, chocolates, gelados, amendoins e tantas outras coisas  não lhe pisquem o olho. Quando vamos às compras sem fome, fazemos escolhas alimentares mais conscientes. O mesmo acontece quando vamos às compras com tempo! Para quem não tem tempo, existem algumas superfícies comercias que permitem a compra online com posterior entrega.


- Fazer sempre uma lista de compras, como já foi dito no post anterior. Assim compra apenas o necessário e evita ir a corredores que têm itens que não constam da sua lista.


- Opte por ir às compras sozinha/o. Evita distracções e a compra de produtos desnecessários. (principalmente se tem filhos)


- Prefira fazer compras semanais, ou de duas em duas semanas, ao invés de uma compra mensal. Pois nestas casos, predominam os produtos supérfluos. 


- Leia sempre o rótulo do produto que esta a comprar, de forma a optar sempre por produtos mais saudáveis. (novo post prometido - Leitura de Rótulo)


- Opte por fruta fresca e hortaliças/legumes da época, são mais ricos nutricionalmente e mais baratos. Pode também optar por enlatados de legumes, mas veja sempre o seu teor em sal (sódio).


- Fruta e vegetais partidos, pratos pré-confeccionados, produtos instantâneos, normalmente são mais caros e não têm grande interesse a nível nutricional.


- Tenha sempre em atenção estes  5 factores na compra dos seus produtos alimentares, de forma a optar por alimentos mais ricos nutricionalmente:
                           Sazonalidade, cheiro, cor, textura e tipo de conservação do alimento


Carne - Compre-a quando estiver compacta, a gordura for branca e firme, a cor for vermelho-brilhante e tiver odor agradável. Rejeita-a quando  tiver consistência mole ou viscosa,  a cor for escurecida, se tiver manchas e se o odor for desagradável.


Peixe - Compre-o quando a pele for clara, tiver cor brilhante, odor a maresia, as escamas estiverem bem aderentes à pele, os olhos forem limpos e convexos com a pupila negra brilhante, as guelras cor de rosa escuro, brilhantes e sem odor estranho e quando a carne estiver firme ao toque e agarrada às espinhas.


Lulas ou Polvo - Compre-os quando a superfície for de cor brilhante e húmida, com olhos brilhantes e claros. Rejeite-os se  apresentarem a superfície ou os olhos baços, viscosos e com mau odor.


Bivalves - Compre-os quando as conchas estiverem bem fechadas, a carne for brilhante e o liquido for límpido, com ar de frescura e odor característico. Rejeite-os se as conchas estiverem abertas, o liquido for cor de rosa ou acastanhado, com odor pútrido e carne seca. 


Caranguejo ou Lagosta - Compre-os quando a carne for limpa, tiver odor doce e com partículas de gordura branca ou amarela. Rejeite-os se  a carne for pegajosa ou viscosa e apresentar mau odor.


Camarões - Compre-os quando forem semi-transparentes, a carne for firme e sem mau odor. Rejeite-os quando apresentarem cor intensa e manchas negras.


Fruta- Rejeite-a quando estiver excessivamente madura, suja, com fissuras ou fendas, com casca enrugada e visivelmente contaminada (parasitas) ou com bolores.


Produtos Hortícolas e leguminosas frescas - Rejeite-os quando estiverem com perda de cor, amarelecimento ou escurecimento, amadurecimento excessivo, odor a enxofre,  com folhas velhas, com raízes podres, murchos ou pisados, com excesso de terra e demasiadamente molhados. 


Ovos - Veja sempre a data de validade, a existência de ovos partidos e sujos, optar por aqueles que não estão a temperaturas de refrigeração.


Produtos embalados - Verificar sempre a integridade da embalagem e o prazo de validade. 


- Por uma questão económica, opte por comprar marcas brancas e compare preços entre produtos semelhantes.


Boas Compras !!

Sem comentários:

Enviar um comentário