Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Níveis de colesterol em crianças e adolescentes






Devido ao aumento significativo de crianças encontradas com elevados níveis de colesterol sanguíneo, a  American Academy of Pediatrics (AAP) recomenda análises ao colesterol nos seguintes grupos de crianças:


- que os pais ou avós tenham tido ataques cardíacos ou que lhes tenha sido diagnosticado patologia do foro vascular, tal como AVC, aos 55 anos ou mais cedo nos homens, ou 65 ou mais cedo em mulheres.
- que os pais ou avós tenham níveis de colesterol total sanguíneo de 240 mg/dl ou superior.
- que não conheçam a história clínica de família (hipertensão, diabetes, obesidade, doença cardíaca), por exemplo em casos de adopção. 
- que tenham na família história de hipertensão, diabetes e obesidade. 


Para os grupos de crianças citados a cima, a primeira análise de colesterol deve ser efectuada depois dos 2 anos e o mais tardar com 10 anos de idade. 


As crianças podem ter alterações nos níveis de colesterol por inúmeras razões, tais como obesidade, diabetes, doença hepática, doença renal ou problemas associados à tiróide. 


Se por acaso, o valor do colesterol do seu filho estiver alterado, o pediatra ou médico assistente irão repetir a análise para confirmar os resultados. Se o valor se mantiver alterado, será estudada a possível causa. 

Inúmeros estudos indicam que crianças com níveis de colesterol elevados serão adultos com níveis de colesterol elevado, desta forma é importante controlar e monitorizar o colesterol do seu filho. 

Níveis de colesterol em Crianças e Adolescentes



Colesterol Total *
Aceitável  <170      
Borderline 170-199 

Alto   >200 


Colesterol -LDL*
Aceitável  <110
Borderline 110 - 129 
Alta >130
*miligramas por 100 ml de sangue 


Fonte: Nutrition: What Every Parent Needs to Know - AAP 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário