Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Verão e os problemas da desidratação - Artigo Julho

Com o início do Verão e com o Sol cada vez mais alto é de prever que haja um aumento de temperatura. O termómetro sobe e é observado um aumento da sudação (transpiração), muitas vezes acompanhado de cansaço, letargia, taquicardia, dor de cabeça, irritabilidade, entre tantos outros sintomas que podem estar associados a desidratação. Desta forma, é frequente que se registe um aumento de casos de desidratação, que se caracteriza pela redução hídrica corporal que consequentemente influencia negativamente a nossa homeostasia (equilíbrio) corporal e as suas funções normais.
   As recomendações mais recentes sugerem que em média, um homem saudável em idade adulta, pode necessitar de 13 copos de água por dia (cerca de 3,7 litros) e a mulher de 9 copos de água por dia (cerca de 2,7 litros). Estas recomendações são indicativas, pois vão depender muito do individuo em questão, do clima, da sua actividade física e da própria sudação. Logo é necessário estar alerta e conhecer quais os sintomas associados à desidratação e quais as necessidades médias de ingestão de água.
   As formas mais simples de avaliarmos a nossa hidratação são através da cor da urina, principalmente da primeira urina da manhã (que deve ser o mais clara possível) e o nosso nível de transpiração diário.
As crianças necessitam de uma atenção redobrada, pois esquecem-se facilmente de beber água e no Verão tornam-se muito mais activas, o que aumenta o risco para estas. Para além das crianças, existem outros grupos que merecem muita atenção, tais como as grávidas, as lactantes, os idosos e os desportistas.

Algumas dicas para aumentar o consumo de água:
- Beber um copo de água entre as 5 refeições diárias;
- Aplicações no computador ou telemóvel que nos recordem de beber água;
- Manter uma garrafa de água sempre por perto;
- Utilizar garrafas reutilizáveis (sem ser de plástico) para ir enchendo ao longo do dia. Para as crianças, garrafas com bonecos ou dos seus clubes podem ser extremamente atractivas;
- Adicionar fatias de laranja, limão pepino ou morango para tornar a água mais cativante;
- Ingerir alimentos ricos em água, tais como a melancia, melão ou tomate;
- Não esperar pela sede para beber água;

   De salientar, a importância da ingestão de água para o bom funcionamento dos rins, nomeadamente na libertação de toxinas, lubrificação das articulações e para um óptima saúde da pele. Para além de que o nosso corpo é constituído por cerca de 50 a 75% de água. Sem esquecer o seu importante papel na perda de peso e na regulação intestinal.

Por último, não esquecer que a melhor forma de "matar a sede" é através da ingestão de água.


Artigo de Julho do Jornal de Estarreja

Sem comentários:

Enviar um comentário