Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Metabolismo - Breve esclarecimento


De uma forma genérica, o metabolismo (basal) é o processo pela qual o nosso corpo converte o que comemos em energia para desempenhar as suas funções vitais (por ex. respirar), de forma a sobreviver.
Cada indivíduo possui o seu próprio metabolismo, que é determinado pela sua genética, que pode variar conforme o seu nível de actividade física, peso, idade, sexo, perda e ganho de peso e algumas patologias. Apesar de este ser determinado pela genética, não quer dizer que não possa ser alterado. 

Passemos então à explicação:

Se compararmos o metabolismo a um forno, podemos dizer que quando o metabolismo é rápido, o forno queima o combustível (calorias, comidinha) mais rapidamente, enquanto que um metabolismo mais lento, necessita de muito menos combustível (calorias , comidinha) para manter o seu funcionamento. 
Para aumentarmos o nosso metabolismo devemos aumentar a nossa massa muscular, isto porque o músculo queima muito mais calorias por hora do que a gordura, significando assim que pessoas com uma maior percentagem de massa muscular precisam de mais calorias (comidinha) para manter o seu corpo em funcionamento comparativamente às pessoas que têm uma maior percentagem de gordura.
O nosso metabolismo tende a diminuir com a idade, cerca de 2 a 8 % em 10 anos, mas se o indivíduo fizer exercício e tiver uma boa percentagem de massa muscular isto não irá acontecer de forma tão acentuadamente.
Quando estamos perante um processo de emagrecimento, há consequentemente uma diminuição da ingestão calórica (menos comidinha) e com o passar do tempo, o organismo acomoda-se a esta diminuição, necessitando assim de menos energia para desempenhar as suas funções vitais, diminuindo assim o metabolismo. Daí ser extremamente importante que ao diminuir a ingestão haja um aumento da actividade física, de forma a que haja um maior gasto energético. Logo, dietas muito restritivas e hipocalóricas, que têm valores calóricos a baixo do nosso metabolismo basal, devem ser evitadas, pois promovem um baixo aporte de vitaminas e minerais e  levam à estagnação na perda de peso. É por isso que as perdas de peso devem ser graduais e não excessivas, de forma a ser possível continuar a manter a perda de peso (0,5 a 1 Kg de peso perdido por semana, é o ideal).
É também importante que não fique mais de 3 horas sem comer e que não salte refeições, pois tal como quando há uma excessiva diminuição da ingestão calórica, de forma inteligente, o nosso organismo para sobrevivermos e manter as suas funções vitais como poupador que é, assume que entra em “período de fome” e tende a “guardar” calorias/energia (para as funções vitais).
A rotina alimentar em termos de quantidade (e não variedade) também é muito importante. Comer todos os dias mais ou menos a mesma quantidade, vai fazer com que o seu organismo saiba o que recebe diariamente, podendo confiar em si.  Comer muito num dia e pouco no outro irá fazer com que não haja um padrão alimentar, podendo fazer com que o seu metabolismo fique mais lento (para além de que promove a gordurinha localizada).
Ter um aporte correcto de vitaminas e mineiras, pois estes estão envolvidos nos processos do seu organismo, logo são essenciais para que ele funcione bem. O mesmo acontece com a ingestão de água, já que é um dos principais constituintes do nosso organismo. Se ela não for suficiente, os processos no nosso corpo também estarão comprometidos e o nosso organismo não será tão eficiente.
As proteínas também têm um papel importante, pois também estão envolvidas na maioria dos processos, daí que ingerir só uma peça de fruta a meio da tarde pode não ser o ideal.
Aumente a sua actividade física, de forma a aumentar a sua massa muscular. Qualquer tipo de actividade física a mais no seu dia a dia conta, por isso toca a mexer!
Por último, há alguns estudos que demonstram o papel termogénico de alguns alimentos, como o gengibre, a pimenta caiena, o  chá verde, a canela, o guaraná (não é consensual para todos os indivíduos), logo incorpora-los na sua alimentação pode trazer beneficios extra.




Sem comentários:

Enviar um comentário