Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Spirulina


A Spirulina é uma alga verde e ficou conhecida devido às sua propriedades. Propriedades essas que conseguiam por exemplo, manter saudável uma tribo Africana bastante pobre e com poucos recursos alimentares. Isto porque, entre outras características, a alga era a principal fonte proteica desta tribo. Para além desta tribo Africana, também os Aztecas e os Maias a consumiam com frequência.
Este tipo de algas (cianobacterias) são conhecidas por viver em condições extremas e acredita-se que foram dos primeiros organismos a colonizar a terra e que permitiram a evolução de outras espécies, já que ajudaram na alteração da atmosfera terrestre de predominantemente rica em dióxido de carbono para rica em oxigénio.
Relativamente à sua constituição, é composta por proteínas (cerca de 70%), contendo 18 dos 22 aminoácidos, rica em ferro, zinco, selénio, potássio e cálcio. Relativamente a vitaminas é rica na B1, B2, B3, B6, B9, D, (pró)-vitamina A, C e E.
E quanto a benefícios?
Devido ao seu excelente perfil proteico deve ser consumida regularmente por desportistas;
Deve ser consumida em períodos de doença devido à sua capacidade de melhorar a função imunitária;
Promove a saúde das células e dos ossos;
O seu teor em vitaminas e ácidos gordos essenciais promove o equilíbrio do sistema nervoso, a capacidade de concentração e a memória;
Devido ao seu teor em cálcio, pode ser um óptimo substituto do leite e derivados.
A Spirulina é um dos alimentos que hoje é conhecido por Superalimento, termo este que descreve os alimentos que têm um elevado teor em fitonutrientes e que têm consequentemente elevados benefícios para a saúde.
A spirulina é comercializada em cápsulas e em pó e pode ser adicionada a sumos, água, iogurtes, etc 
O ideal é que não seja aquecida, de forma a manter as suas propriedades. 
É importante conhecer a empresa que a comercializa pois se  a spirulina for de origem duvidosa pode trazer mais malefícios do que benefícios, devido à capacidade que esta tem de incorporar metais pesados da água em que se encontra.

Individuos que possuem feniceltonúria não deve consumir spirulina já que é rica em fenilalanina. 
O mesmo acontece com indivíduos que tenham patologias auto-imunes, tais como a esclerose múltipla, artrite reumatóide e lúpus, pois pode influenciar negativamente o seu estado de saúde.

A spirulina pode interagir com outros suplementos e medicamentos por isso antes de a consumir é importante que consulte o seu nutricionista ou médico. 

Sem comentários:

Enviar um comentário