
1- Utilizar o azeite como principal gordura de adição. O Azeite é extremamente rico em vitamina E, beta-carotenos e ácidos gordos monoinsaturados, o que lhe confere excelentes propriedades cardioprotectoras.

3- O pão e alimentos que derivam de cereais, tais como a massa e o arroz (preferir os integrais) devem fazer parte da alimentação diariamente. São estes que nos fornecem a energia necessária para o nosso dia-a-dia. Para além de que quando consumidos na forma integral são óptimas fontes de fibra, vitaminas e minerais.

5- Consumir diariamente produtos lácteos, principalmente iogurtes e queijo. Estes são óptimas fontes de proteínas com alto valor biológico, minerais como o cálcio e o fósforo e vitaminas. Os iogurtes por serem leites fermentados têm benefícios adicionais já que contêm microorganismos vivos que equilibram a nossa flora intestinal.

7- Consumir peixe com abundância e ovos com alguma moderação. Optar principalmente por peixe azul (atum, sardinha, cavala, salmão, anchova...) pois são ricos em ómega 3, tendo assim um papel extremamente importante na protecção de doenças cardiovasculares. Os ovos possuem proteínas de alto valor biológicos e são uma boa alternativa à carne e ao peixe.

9- A água e/ou infusões de ervas devem ser as bebidas de eleição. O vinho deve ser consumido com moderação no contexto de uma alimentação equilibrada.
10- Fazer actividade fisica diariamente, é tão importante como uma alimentação equilibrada.
Sem comentários:
Enviar um comentário