Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Receita Mediterrânea

 Salada Grega

Ingredientes:
1 dente de alho
1 pimento verde grande
1 cebola grande
½ pepino
2 tomates
2 colheres de sopa de sumo de limão
½ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite
150 g de queijo Feta
50 g de azeitonas pretas
1 pitada generosa de orégãos, manjericão fresco para decorar

Preparação:
- Descascar o alho e esfregar numa saladeira.
- Lavar e cortar o pimento às tirinhas, retirar as sementes e as peles brancas.
- Descascar a cebola e cortar em anéis fininhos.
- Lavar o pepino e o tomate e cortar aos cubinhos.
- Na saladeira, misturar o sumo de limão com o sal e o azeite. 
- Juntar os vegetais e misturar com cuidado.
- Cortar o queijo feta aos cubinhos, polvilhar com oregãos e juntar as azeitonas.
- Lavar o manjericão e cortar algumas folhas em tiras e juntar ao preparado anterior.

* Pode acompanhar a salada com pão alentejano torrado.

Óptima para um dia como o de hoje, cheio de Sol :)


Bom apetite!!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

As 10 Recomendações básicas da Dieta Mediterrânea





1- Utilizar o azeite como principal gordura de adição. O Azeite é extremamente rico em vitamina E, beta-carotenos e ácidos gordos monoinsaturados, o que lhe confere excelentes propriedades cardioprotectoras.

2- Consumir frutas, hortaliças, legumes e frutos secos em abundância. Os legumes, frutas e hortaliças são uma excelente fonte de vitaminas, minerais, fibra e água. O ideal será consumir cerca de 5 porções de frutas, legumes ou hortaliças diariamente. São óptimos na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos  de cancro. 


3- O pão e alimentos que derivam de cereais, tais como a massa e o arroz (preferir os integrais) devem fazer parte da alimentação diariamente. São estes que nos fornecem a energia necessária para o nosso dia-a-dia. Para além de que quando consumidos na forma integral são óptimas fontes de fibra, vitaminas e minerais. 


4- Optar por alimentos pouco processados e frescos, tendo em conta a sua sazonalidade. Os produtos da época, no caso dos legumes e da fruta, são mais ricos do ponto de vista nutricional, em aroma e em sabor. 


5- Consumir diariamente produtos lácteos, principalmente iogurtes e queijo. Estes são óptimas fontes de proteínas com alto valor biológico, minerais como o cálcio e o fósforo e vitaminas. Os iogurtes por serem leites fermentados têm benefícios adicionais já que contêm microorganismos vivos que equilibram a nossa flora intestinal.


6- Consumir carne vermelha com moderação. O ideal será optar por carnes mais magras em detrimento das anteriores. Devem ser sempre consumidas como acompanhamento num prato repleto de legumes e cereais.


7- Consumir peixe com abundância e ovos com alguma moderação. Optar principalmente por peixe azul (atum, sardinha, cavala, salmão, anchova...) pois são ricos em ómega 3, tendo assim um papel extremamente importante na protecção de doenças cardiovasculares. Os ovos possuem proteínas de alto valor biológicos e são uma boa alternativa à carne e ao peixe.


8- A fruta deverá ser a sobremesa de eleição, podendo também ser consumida nas merendas. Ter em conta a sua sazonalidade. 

9- A água e/ou infusões de ervas devem ser as bebidas de eleição. O vinho deve ser consumido com moderação no contexto de uma alimentação equilibrada.


10- Fazer actividade fisica diariamente,  é tão importante como uma alimentação equilibrada.






segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dieta Mediterrânea é Património Mundial



A palavra "dieta" que deriva da palavra grega "diaita" significa "estilo de vida equilibrado" (que é precisamente o contrário do que fazem a maioria das "dietas" hoje em dia, mas adiante...).


A dieta Mediterrânea não é simplesmente um padrão alimentar, mas sim um estilo de vida extremamente equilibrado que combina alimentos biológicos, dando muito importância à sazonalidade destes, simplicidade na confecção e actividade física regular. 

A trilogia "trigo, vinho e azeite" é a base desta alimentação, conjugada com legumes, frutas, pescado, queijos, frutos secos e muito importante, a socialização.

Alguns dos seus principais benefícios são baixas quantidades de ácidos gordos saturados, elevadas quantidades de ácidos gordos monoinsaturados, tal como de hidratos de carbono complexos e fibra, aliados a uma vasta gama de antioxidantes. 
(...continua...)




quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Receita II

Estufado de legumes com cous-cous
(quantidade para 4 pessoas)

Ingredientes
Grão de bico cozido (320g)
Cebola (100g)
Tomate (200g)
Cenoura (200g)
Pimento (100g)
Beringela (200g)
Cogumelos frescos (400g)
Queijo parmesão (120g)
4 colheres de sopa de azeite (40ml)
Salsa q.b.
cous-cous (80g)


Preparação

- Lavar a cebola, a cenoura e o tomate e cortá-los respectivamente às rodelas, aos pedaços e aos cubos.
- Lavar o pimento, a beringela e os cogumelos e de seguida cortá-los em pedaços.
- Colocar os legumes a estufar em azeite (com um fiozinho de água), juntar a salsa e deixar cozinhar tapado por 20 minutos. Temperar a gosto.
-À parte colocar o cous-cous em água a ferver (a água deve cobrir a superfície do cous-cous para este não ficar "empapado") e levar ao microondas/forno para a água evaporar.
- No fim, misturar todos os ingredientes e polvilhar com o queijo parmesão.

Bom apetite!!


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Romã


   Foi recentemente publicado pela Queen Margaret Universal, na Escócia, um estudo onde a Romã (Punica granatum), fruta tipicamente Invernal, revelou reduzir significativamente os níveis de cortisol (hormona relacionada com o stress)  e melhorar a circulação sanguínea, promovendo a sensação de relaxamento.Foram também descritos outros benefícios, como a redução dos níveis de colesterol e a diminuição dos riscos de desenvolver Alzheimer e artrite.Benefícios estes que estão relacionados com o facto de ser um fruto extremamente rico do ponto de vista nutricional, principalmente devido ao seu elevado teor em antioxidantes e às suas capacidade antibióticas naturais.


 Já foi indicado por inúmeros investigadores, como sendo o fruto com maior potencial medicinal comprovado.
*Tabela de composição nutricional (100g de porção edível mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

"Que a vossa mesa esteja repleta de romãs"

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia Mundial da Diabetes

Hoje é o dia mundial da Diabetes 


Halle Berry, Larry King, Elizabeth Taylor, Aretha Franklin, Nick Jonas, Neil Young, Anne Rice, Johnny Cash, Miles Davis, Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Sharon Stone e Julio Verne são algumas das personalidades que sofrem ou sofreram de diabetes.

É importante desmistificar a diabetes e entender que esta não é uma limitação. Se há doenças crónicas em que a alimentação pode intervir de forma extremamente positiva, a diabetes é com certeza uma delas. 
Com alguns cuidados (idênticos aos de uma pessoa sem diabetes) é possível minimizar todas as suas complicações. O mais importante é a pessoa aceitar a sua condição e começar o quanto antes a ter os cuidados necessários.
Com isto quero dizer que, um diabético devidamente controlado, terá tantos problemas como um indivíduo sem esta doença! O importante é aprender a viver com a doença, seja ela de tipo 1 ou 2.


"Managing your diabetes is not a science, it's an art"

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Receita I


Depois do planear e do acto da compra, deixo-vos uma receita deliciosa que tem muita saída cá por casa:

Lasanha da horta com atum 
(quantidade para 4 pessoas)

Ingredientes 
12 placas de lasanha (160 g)
Molho branco (500 ml de leite + 4 colheres de sopa de farinha maizena
 + noz moscada + pimenta)
2 latas de atum em água (240 g)
Queijo Emmental (200 g)
Beringela (100 g)
Courgette(100 g)
Tomate(100 g)
Pimento vermelho(100 g)
Salsa qb
12 azeitonas pretas 
4 colheres de sopa de azeite (40 ml)



Preparação
- Lavar e partir as hortícolas em pedaços (Beringela, Courgette, Tomate, Pimento vermelho
e a salsa);
- Colocar os legumes em cru numa panela, com um fio de água (para não refogar) e o azeite - deixar em lume brando;
- Quando os legumes estiverem cozinhados, adicionar o atum e as azeitonas;
- Depois de fazer o molho branco, colocar um pouco no fundo da travessa e colocar algumas placas de lasanha;
- A seguir colocar um pouco de estufado e um pouco de molho branco, seguido de outras placas de lasanha
(e assim sucessivamente)
-Na última placa, colocar o queijo emmental ralado e cobrir com molho branco;
- Levar ao forno durante 30 minutos.


É um receita saudável, diferente , prática, muito fácil e saborosa :)

Experimentem! 



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pequeno Conselhos - Grandes Feitos II

Este novo conselho recaí sobre o acto da compra, que tal como o planear é uma parte fundamental neste processo:


- Não vá às comprar com fome, para que as bolachas, chocolates, gelados, amendoins e tantas outras coisas  não lhe pisquem o olho. Quando vamos às compras sem fome, fazemos escolhas alimentares mais conscientes. O mesmo acontece quando vamos às compras com tempo! Para quem não tem tempo, existem algumas superfícies comercias que permitem a compra online com posterior entrega.


- Fazer sempre uma lista de compras, como já foi dito no post anterior. Assim compra apenas o necessário e evita ir a corredores que têm itens que não constam da sua lista.


- Opte por ir às compras sozinha/o. Evita distracções e a compra de produtos desnecessários. (principalmente se tem filhos)


- Prefira fazer compras semanais, ou de duas em duas semanas, ao invés de uma compra mensal. Pois nestas casos, predominam os produtos supérfluos. 


- Leia sempre o rótulo do produto que esta a comprar, de forma a optar sempre por produtos mais saudáveis. (novo post prometido - Leitura de Rótulo)


- Opte por fruta fresca e hortaliças/legumes da época, são mais ricos nutricionalmente e mais baratos. Pode também optar por enlatados de legumes, mas veja sempre o seu teor em sal (sódio).


- Fruta e vegetais partidos, pratos pré-confeccionados, produtos instantâneos, normalmente são mais caros e não têm grande interesse a nível nutricional.


- Tenha sempre em atenção estes  5 factores na compra dos seus produtos alimentares, de forma a optar por alimentos mais ricos nutricionalmente:
                           Sazonalidade, cheiro, cor, textura e tipo de conservação do alimento


Carne - Compre-a quando estiver compacta, a gordura for branca e firme, a cor for vermelho-brilhante e tiver odor agradável. Rejeita-a quando  tiver consistência mole ou viscosa,  a cor for escurecida, se tiver manchas e se o odor for desagradável.


Peixe - Compre-o quando a pele for clara, tiver cor brilhante, odor a maresia, as escamas estiverem bem aderentes à pele, os olhos forem limpos e convexos com a pupila negra brilhante, as guelras cor de rosa escuro, brilhantes e sem odor estranho e quando a carne estiver firme ao toque e agarrada às espinhas.


Lulas ou Polvo - Compre-os quando a superfície for de cor brilhante e húmida, com olhos brilhantes e claros. Rejeite-os se  apresentarem a superfície ou os olhos baços, viscosos e com mau odor.


Bivalves - Compre-os quando as conchas estiverem bem fechadas, a carne for brilhante e o liquido for límpido, com ar de frescura e odor característico. Rejeite-os se as conchas estiverem abertas, o liquido for cor de rosa ou acastanhado, com odor pútrido e carne seca. 


Caranguejo ou Lagosta - Compre-os quando a carne for limpa, tiver odor doce e com partículas de gordura branca ou amarela. Rejeite-os se  a carne for pegajosa ou viscosa e apresentar mau odor.


Camarões - Compre-os quando forem semi-transparentes, a carne for firme e sem mau odor. Rejeite-os quando apresentarem cor intensa e manchas negras.


Fruta- Rejeite-a quando estiver excessivamente madura, suja, com fissuras ou fendas, com casca enrugada e visivelmente contaminada (parasitas) ou com bolores.


Produtos Hortícolas e leguminosas frescas - Rejeite-os quando estiverem com perda de cor, amarelecimento ou escurecimento, amadurecimento excessivo, odor a enxofre,  com folhas velhas, com raízes podres, murchos ou pisados, com excesso de terra e demasiadamente molhados. 


Ovos - Veja sempre a data de validade, a existência de ovos partidos e sujos, optar por aqueles que não estão a temperaturas de refrigeração.


Produtos embalados - Verificar sempre a integridade da embalagem e o prazo de validade. 


- Por uma questão económica, opte por comprar marcas brancas e compare preços entre produtos semelhantes.


Boas Compras !!